

AR CONDICIONADO INVERTER


Apesar da semelhança entre um Split convencional e um Split Inverter em sua aparência, existe uma diferença notável em seu modo de funcionamento, que muitos desconhecem
-
Splits com tecnologia Inverter usam gás R-410A, o refrigerante ecológico que não agride a camada de ozônio.
-
-
O mecanismo inverter é bem interessante porque ele não desliga o aparelho, e ainda assim consegue ser mais econômico que os convencionais.
-
Isso é possível, pois, além do gás utilizado ser mais eficiente quanto ao consumo de energia, o Split Inverter funciona da seguinte maneira:
-
Quando é ligado, esse modelo de ar condicionado utiliza uma função turbo automaticamente para atingir mais rápido a temperatura programada. Quando atinge a temperatura, ao invés de desligar o condicionador, o mecanismo inverter reduz a rotação do mesmo, não voltando a consumir uma força propulsora quando ligado.
-
Isso faz dos Splits Inverter o modelo mais econômico dos aparelhos de ar condicionado podendo ser até 60% mais econômicos se comparado com os modelos convencionais.
-
O Ar Condicionado Split convencional faz uso do gás R-22 como seu refrigerante.
-
Seu mecânismo de funcionamento trabalha com a função de resfriar o ambiente até a temperatura programada. Ao atingir a temperatura no termostato, o condicionador desliga automaticamente para poder economizar mais energia.
-
Passado algum tempo, a temperatura do ambiente refrigerado volta a subir. O termostato identifica isso e religa o condicionador para que possa resfriar novamente o ambiente até a temperatura programada.
-
Apesar de economizar energia quando estão desligados, os Splits convencionais precisam de uma força maior para voltar a resfriar o ambiente ao serem religados, aumentando assim o consumo.
-
A variação de temperatura dos Splits convencionais pode ser de até 5 graus desde quando seu mecanismo o desliga ao atingir a temperatura programada até religá-lo, o que pode gerar certo desconforto às pessoas no ambiente.